RPC

 

A prevenção do câncer de mama começa com a mudança de hábitos. Alimentação saudável, exercícios físicos, controle do peso e diminuição do consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir em até 28% o risco de desenvolver a doença, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Por isso, ao investir nesses hábitos, você pode ganhar mais tempo no futuro. Veja, a seguir, as principais dicas para se prevenir:

1 – Faça autoexame todos os meses

É importante fazer o autoexame todos os meses, uma vez ao mês, de preferência sete dias após o início da menstruação. O exame deve ser realizado em mulheres a partir dos 20 anos.

Mulheres com mais de 35 anos, com caso de câncer de mama na família, devem realizar os exames periodicamente (mamografia e ecografia de mamas). O objetivo do exame é procurar nódulos e descobrir precocemente células cancerígenas. Não é preciso ter receio: estudos comprovam que a maioria dos nódulos na mama não são cancerígenos. Por isso, toda vez que se realiza o exame e se descobre algo incomum, visite seu mastologista ou cirurgião oncológico. As chances de cura são elevadas se o câncer for descoberto precocemente.

Veja como fazer o autoexame

2 – Após os 40 anos, faça mamografia anualmente

 

 

A Sociedade de Mastologia preconiza que se faça mamografia aos 40 anos, mas se a mulher tiver histórico ou risco o médico poderá recomendar que seja feita antes, aos 35 anos de idade em diante.

3 – Pratique atividade física

Realizar atividades físicas durante 30 a 60 minutos ao dia ajuda a reduzir as chances de desenvolver câncer de mama. A orientação é fazer 150 minutos de exercícios físicos durante a semana, ou seja, uma média de 30 minutos por dia, cinco vezes na semana.

4 – Alimente-se de forma saudável

Com alimentação saudável, atividade física constante, gordura corporal adequada e diminuição no consumo de álcool, é possível reduzir em até 28% o risco de se desenvolver câncer de mama.

5 – Mantenha o peso corporal adequado

É importante manter o peso corporal porque a gordura nele armazenada pode influenciar a saúde e o bem-estar ao longo da vida. Sobrepeso, obesidade e o ganho de peso na fase adulta estão associados ao câncer de mama. Pratique exercícios físicos, faça uma alimentação saudável e controle o peso.

6 – Evite o consumo de bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas – de forma moderada ou abusiva – pode causar problemas de saúde. O álcool aumenta o risco do desenvolvimento de câncer de mama. Isso acontece porque o álcool pode aumentar os níveis de estrogênio para um grau potencialmente perigoso.

 

Fonte: ROSANE DO ROCIO JOHNSSON, ONCOLOGISTA CLÍNICA DO INSTITUTO DE ONCOLOGIA DO PARANÁ – IOP